Sobre o Câncer
O câncer uma doença que traz inúmeros transtornos a vida do paciente. Causa mal-estar físico e emocional, interfere nos relacionamentos com a família, afeta a auto-estima, sobrecarrega finanças e quebra rotinas estáveis. A partir do momento do diagnóstico e durante toda a evolução e tratamento, qualquer tipo de ajuda pode beneficiar imensamente o paciente e sua família.
Dicas que ajudam a evitar o cancer
1. Não fume
2. Mantenha uma alimentação saudável. Evitar carnes vermelhas.
3. Modere o consumo de bebida alcoólica.
4. Faça exercícios físicos pelo menos três vezes por semana.
5. Mulher: faça o auto-exame de mama com frequência.
6. Mulher: faça o exame ginecológico papanicolau anualmente.
7. Homem: faça os exames de testículos com frequência.
8. Homem: faça o exame de próstata duas vezes por ano.
Dia Nacional do Combate ao Câncer: 27 de Novembro
A data foi criada em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, sobretudo, a prevenção da doença. O tema escolhido para marcar a campanha em 2002 foi “Gente que ajuda a gente: a responsabilidade social no controle do câncer”. Atualmente, muitas empresas e pessoas participam de atividades sociais ligadas ao tratamento do câncer, a pesquisas e à prevenção da doença e seu fatores de risco e o objetivo foi valorizar esses esforços e chamar a atenção de toda a sociedade para o tema.
Doze recomendações para prevenção do Câncer de Mama, pelo Dr Álvaro L. Ronco (medico pesquisador especialista em epidemiologista nutricional do câncer, autor e co-autor de mais de 150 trabalhos sobre a especialidade) em sua maioria, publicações em revistas científicas internacionais.
Hoje se reconhece a dieta como responsável global de 1 a cada 3 cânceres de mama; cifra que atinge os 2/3 se incluímos outros fatores: Meio Ambiente, Exercício Físico, Alterações do Metabolismo e Stress Psico Social.
Permite à mulher reduzir de forma considerável sua probabilidade de ficar doente. Também existem alguns estudos recentes que indicam que quem já havia sido diagnosticada com um Câncer Mamário, mas com um estilo nutricional adequado, pode apostar numa grande melhora e numa redução de uma reincidência da doença.
NÃO EXISTEM ESTUDOS QUE INDIQUEM QUE UMA DIETA PRUDENTE SEJA PREJUDICIAL. A própria dinâmica do conhecimento científico, que faz com que devamos continuamente retificar para aperfeiçoar, torna válido transitoriamente o nosso conhecimento. Somente o tempo e novas pesquisas dirão quantas e quais as atuais afirmações são as mais certas, porem contamos com uma base de evidencia em que a BALANÇA CIENTÌFICA está começando a se inclinar a favor.
Nossas recomendações podem se resumir em 12 ítens:
1) BAIXO CONSUMO DE CARNE VERMELHA, preparadas direto pelo calor. As formas de cocção: assada, grelhada ou frita, não são recomendáveis.
Em nossos estudos , o grupo de baixo risco, tinha um consumo de 1 vez por semana. Consta-nos que nas DIETAS MEDITERRANEAS, se fazem presentes somente 2 vezes AO MES, por exemplo. As formas GUIZADAS,acompanhadas de bastante vegetais e legumes, formam uma capa protetora.
2) CONSUMO DE CARNES BRANCAS - não preparadas ao calor direto. As aves,como o frango, preparadas em forma de assadas ou fritas, e com pele, não são uma boa opção; é melhor SEM PELE e COM A GORDURA DA PROPRIA CARNE. Recomendo portanto o alto consumo de peixes, embora NÃO em forma frita. Os melhores pescados que recomendamos são os GORDUROSOS: sardinhas, anchovas, atum e salmão.
3) CONSUMO DE AZEITE DE OLIVA - O azeite de oliva extra virgem deve ser usado mais como um molho para acompanhar a salada ou para a preparação de diversos pratos, tais como pizzas. As frituras neste azeite não recomendamos.
O óleo de arroz e o de milho são melhores que o de girassol.
O AZEITE DE OLIVA são um fator de saúde das dietas mediterrâneas.
4) ALTO CONSUMO DE FRUTAS CÍTRICAS - Nas pesquisas estudadas por nós, um consumo freqüente de cítricos (em particular laranja ou suco de laranja) é uma proteção muito poderosa. Deveria ser mantida um mínimo de duas unidades ao dia. São muito aceitos também os limões, os pêssegos, as amoras e o kiwi. A vitamina C e os flavonóides são elementos que não podem faltar.
5) CONSUMO DE LEITE DESNATADO - É aconselhável consumir leite desnatado. Quanto à queijos e ricotas e requeijão, os magros são os mais recomendáveis. O consumo de queijo amarelo e outros semi-duros, assim como o creme de leite, o chantilly, os sorvetes de creme e os achocolatados, deveriam ser muito restritos.
6) BAIXO CONSUMO DE ALIMENTOS DE ALTO NÌVEL GLICÊMICO - Estes alimentos , os quais requerem produzir muita insulina no corpo , devem ser reduzidos ao máximo. O pão e outros derivados do trigo e de outros cereais (sobretudo farinha branca), os pastéis, os doces as geléias, compotas, etc.deveriam ser pouco consumidos. Os alimentos integrais são mais recomendados por serem mais nutritivos.
7) INCLUIR ALIMENTOS DERIVADOS DE SOJA - Hoje existem disponíveis no mercado, produtos derivados de soja para todos os gostos, preparados como "hamburgers" ou em forma de almôndegas, que podem ser substitutos da carne vermelha, por exemplo. Pensando nas proteínas e fito estrógenos, a soja merece estar por pelo menos UMA vez por semana em nossa mesa.
8) CONSUMO FREQUENTE DE TOMATES - O tomate é um alimento que pode afortunadamente ser consumido na forma crua ou cozida,já que seus elementos protetores, os carotenóides, são aliados à saúde mamária.
9) CONSUMO FREQUENTE DE CRUCÌFERAS - As Crucíferas são parte de um grupo que inclui o repolho, o brócolis, a couve-flor e a couve. Recomenda-se que estejam sempre acompanhando as refeições. Alem de sua capacidade anticancerígena, estimulam a produção de bons hormônios. Devem ser consumidas, educando o paladar, em forma de salada ou sopa.
10) SUPLEMENTAÇÂO COM GORDURAS OMEGA-3 - Como o consumo freqüente de certos pescados não é praticado por todo mundo, é imprescindível ingerir estas gorduras que o organismo humano não produz. Por sua ação antioxidante, por seu estímulo ao sistema auto imune, por ajudar a produzir o "bom colesterol" e para equilibrar a ação das gorduras Omega-6, considero que devemos suplementar o Omega-3 em um ponto chave da alimentação, tanto para prevenir o câncer como para otimizar o tratamento ajudando a prevenir a sua reincidencia.
11) SUPLEMENTAÇÂO COM A VITAMINA D - A vitamina D tem a capacidade anti-tumoral para o câncer de cólon e também de próstata. A ingestão de pescados gordurosos é um bom começo. Tomar sol regularmente também ajuda, porem deve ser pouca a exposição, pois a pele poderá ser prejudicada. Independente de tomar leite fortificado, uma centena de unidades internacionais podem ser adequadas, mas para isto, é necessário uma consulta a um endocrinologista para que seja prescrita a dose mais ajustada à sua situação pessoal.
12) NIVEL ADEQUADO DE ADIPOSIDADE (GORDURA). - Temos investigado que o peso e o índice de massa corporal são insuficientes para darmos a relação do nível de gordura que temos realmente. A composição corporal por meio de medições antropométricas manuais, por meio de densitometria, nos aproximam da realidade. A relação músculo / gordura não deve ser maior que 1,5 (uma vez e meia) e acho bom dizer que justo seja a igualdade dos componentes.
Site informativo
Parceiros
Veja quem nos ajuda
Pessoal e empresas de quem recebemos a mão amiga.
Retrospectiva
Informativo