Montagem de banco de perucas

Onde comprar uma peruca


Aquisição

Faça uma campanha para angariar perucas dos mais variados tipos. As perucas de fio sintético ( tipo Kanakelon ) são as mais práticas por serem fáceis de cuidar, e difìcilmente percebe-se a diferença entre uma peruca de cabelo natural e a de cabelos de fio sintético.

Fale com cabelereiros, coloque cartazes onde puder, em quadros de aviso, explicando como será usada a peruca doada. Muitas mulheres tem perucas antigas guardadas em casa, que nao sao mais usadas por que a moda mudou. Pacientes de cancer, que compraram perucas, e que já recuperaram o seu cabelo, também sao uma fonte de perucas.

Se a instituiçao dispuser de verbas, compre algumas perucas. Nao há necessidade de adquirir perucas caras – as lojas mais em conta tem perucas perfeitamente adequadas. No Rio de Janeiro encontramos perucas bastante adequadas na faixa de R$ 150,00 por peruca. Se conseguir um contato com um importador da China / Coreia... conseguirá adquirir perucas por U$ 25.00, comprando por atacado.


Manutenção

As perucas recebidas em doaçao, bem como as que são devolvidas pelas pacientes após um período de empréstimo, devem passar por uma avaliaçao quanto ao seu estado, levando em consideraçao os seguintes aspectos:

- está limpa, ou prescisa ser lavada?
- o cabelo está com bom aspecto, ou está maltratado, ressecado?
- tem um bom caimento, ou prescisa ter as pontas aparadas?
- a trama de suporte está perfeita, ou esta muito frouxa?
- o elástico tem elasticidade suficiente para fixar a peruca na cabeça ou está esgarçado ?

Caso a peruca prescise de algum tipo de manutençao, procede-se a essa manutençao, para só entao acrescenta-la ao banco de perucas.

É aconselhavel entao ter um cabelereiro que receba as perucas que prescisam de um ajuste maior – corte ou reparo na trama quando está muito aberta, e pessoas que se encarreguem de lavar as perucas, conforme as instruçoes abaixo e também trocar o elástico quando necessário.

Material para manutençao:

Elástico preto / marron com 0.5 a 0.8 mm de largura
Shampoo Neutro
Condicionador
Pente com DENTES BEM SEPARADOS


Classificação

As perucas deverão ser classificadas quanto a COR / ESTILO / COMPRIMENTO.

Fica a critério da instituiçao que está organizando o banco, quantas especificaçoes quer utilizar. Quanto maior o número de perucas disponíveis, maior a necessidade de uma classificaçao mais detalhada.

COR: preta / castanho escuro / castanho claro / loura / loura acinzentada / acajú / grisalha ...

ESTILO: lisa / ondulada / crespa

COMPRIMENTO: curta / média / longa

Sugerimos dar um número para cada peruca, facilitando assim o controle. Este número poderá ser escrito num pedaço de cadarço e costurado na base da peruca, onde há o suporte em tecido. Ou poderá ser tambem escrito num papel que fica dentro do saco transparente juntamente com a peruca.


Armazenagem

As perucas sao guardadas individualmente em sacos plasticos finos transparentes e acomodadas em amplas caixas de papelão ( tipo caixa de presente, que se encontra em papelarias) ou caixas plásticas, com tampa.

Coloca-se uma etiqueta na caixa de forma bem visível, indicando qual o tipo de peruca que contém. Assim teremos, por exemplo, a caixa onde se lê:

Preta / Curta / Ondulada ou Loura / Média / Lisa


Procedimento

As pacientes vem em busca de uma peruca já devem estar pràticamente sem cabelos. Muitas vezes pensam levar uma peruca antes que os cabelos caiam, mas é importante experimentar a peruca já SEM CABELOS próprios. A paciente que vem buscar uma peruca preenche uma ficha com seus dados, e de acordo com o histórico do seu tratamento é estabelecido um prazo para devoluçao da peruca.

Indagamos como era seu cabelo, se quer uma peruca curta ou longa. Mostramos as perucas que temos com as caracteristicas desejadas, ou mais proximas do tipo pedido e a paciente experimenta algumas, até achar a que mais lhe agrada.

Em seguida,assina um recibo e recebe instruçoes sobre como cuidar de sua peruca. Leva as instruçoes por escrito e assume o compromisso de devolver a peruca no prazo estipulado. O prazo é estipulado de acordo com a duraçao do tratamento ( quimioterapia). Se for necessário prolongar o prazo pede-se a paciente que entre em contato com a instituiçao para estabelecimento de uma nova data de entrega.


Acompanhamento

Pode ser feito manualmente através de fichas, ou pelo computador, usando-se as informaçoes da ficha da paciente e o número da peruca emprestada.

Na ABRAPAC, A cada 6 meses é feito um levantamento de perucas em atraso de devoluçao. Entramos em contato com as pacientes, pelo telefone, lembrando que a peruca não foi devolvida no prazo estipulado.

Aproximadamente 15% das perucas nao sao devolvidas e algumas são devolvidas em mau estado, não podendo mais serem aproveitadas.

Abaixo, modelos da ficha de Registro da Paciente e da ficha de Instruçoes.


Onde comprar perucas

Jackbel
Av. N.S. Copacabana, 731

Fiszipan
Rua Sete de Setembro, 98-A - Centro - 2232.3867
Rua do Ouvidor, 122 - Cenro - 2507.3590
Rua General Roca, 858 – B - Tijuca - 2264.3670
Av. N.S. Copacabana, 831-C - Copacabana - 2547.4818

Lady
Rua Gonçalves Dias, 16-A – Centro - 2242.5134
Rua BarataRibeiro, 707-A – Copacabana - 2547.4079

Raça Rio Cabelos
Rua do Ouvidor, 130 / 201 - Centro - 2222.7107 / 7148

Special Hair
Rua Sete de Setembro, 223 – loja A - Centro - 2509.8040
Rua Uruguaiana, 10 / 106 sobreloja - Centro - 2252.5855

Espaço Cabelo
Rua Sete de Setembro, 211 loja A – Centro - 3852.3055

Turik´s Hair
Rua Santa Clara, 70 / 206 sobreloja – Copacabana - 2236.6666 – 3208.2121

Hair Zone Cabelos
Praça Tiradentes, 10 / 605 – Centro - 2224.4908

Salão Hemilse
Rua Carolina Machado, 438 – sobrado – Madureira - 2450.1307 – 3390.4129

Parceiros

Veja quem nos ajuda

Pessoal e empresas de quem recebemos a mão amiga.


Retrospectiva

Informativo

Saiba mais.